← Back Published on

O que não pode faltar na cozinha?

Está mudando? Reformando a casa? Ou simplesmente é o mais novo adepto do minimalismo? Então esse post é para você!

Dentre todas as partes da casa, a cozinha é uma das mais importantes. Isso porque não temos como viver sem seus itens essenciais.

Mas você já parou pra pensar quais itens são esses? Afinal de contas, o que não pode faltar na sua cozinha?

A primeira coisa que precisamos entender é que podem ter várias respostas para essa pergunta. Você pode pensar em um alimento, um eletrodoméstico ou mesmo em um utensílio de cozinha. Fato é que todos esses itens são realmente importantes e geralmente se complementam. Por isso, preparamos um post bem completo sobre o que não pode faltar na sua cozinha e dividimos ele nessas três seções: eletrodomésticos, utensílios de cozinha e claro, comida!

Então vamos começar?

Eletrodomésticos

Comece pensando fácil: qual cor eu quero na minha cozinha? Padronizar o tom dos eletrodomésticos já é meio caminho andado para que sua cozinha tenha um design mais bonito e moderno.

Depois disso pesquise bastante antes de comprar. Existem muitos produtos, com diferentes funcionalidades e vale a pena conferir as avaliações de quem já comprou.

Aqui vamos listar 4 itens básicos para você começar a montar sua cozinha:

Geladeira

Sem uma geladeira você não consegue armazenar frios, gelar bebidas ou mesmo guardar produtos que precisem de refrigeração depois de abertos.

Mesmo que você não cozinhe muito em casa, acredite, você vai precisar de uma geladeira! Por isso, primeiro analise se você é o tipo de pessoa que faz uma compra para o mês todo ou se vai comprando aos poucos o que precisa. Caso você se encaixe na primeira opção, vai precisar de uma geladeira com bastante espaço. Já se você fizer parte do segundo tipo, um modelo mais compacto pode ser o ideal.

Hoje você encontra modelos com filtro de água, que fazem gelo, e até mesmo com painel eletrônico que você pode configurar conforme sua vontade. É só escolher a inovação que mais combina com você.

Fogão

Item essencial mesmo para quem vai só fritar um ovo ou fazer macarrão instantâneo.

Os fogões tradicionais são aqueles de 4 bocas, mas também existem opções de 5 ou 6 bocas. Se você preferir mais praticidade, os cooktops podem ser uma boa pedida. Eles ocupam menos espaço e existem opções a partir de 1 boca.

Micro-ondas

O queridinho da vida moderna dispensa apresentações, né? Sabemos como os dias atuais estão cada vez mais corridos e que tempo é dinheiro. Para isso, o micro-ondas é o maior facilitador de vidas. Quase todas as receitas rápidas já ganharam uma versão micro-ondas. Duvida? Dá um Google.

Chaleira elétrica

Chega de esquecer a água fervendo no fogão e perder chaleiras e mais chaleiras! Se você ainda não tem, é obrigação pesquisar sobre a chaleira elétrica. Prática, rápida e o melhor de tudo: a prova de esquecimentos! É só colocar o tanto de água que quiser, ligar na tomada e pronto, quando estiver fervendo ela desliga sozinha.

Dica extra: confira sempre o quanto cada eletro gasta de energia. Prefira os com selo de energia A, que indica menos gasto. Sua conta e o meio ambiente agradecem!

Utensílios de cozinha

Sabe aqueles itens que você não dá muita importância até sentir falta? Pois é, esse é o carma dos utensílios de cozinha. Mas para que você não precise passar por esse perrengue, listamos o que não pode faltar:

Panelas

Sabe o macarrão instantâneo ou o ovo que falamos antes? Então, nem eles você consegue fazer sem panelas. Prefira as antiaderentes e tenha pelo menos umas 3 de início. Inclua também uma frigideira, ela é muito útil, acredite.

Talheres

Parece bem óbvio, mas tem muita gente que esquece das pequenas coisas. Talheres. Faca, garfo, colheres (de sopa, de café e de pau). A dica aqui é comprar logo um daqueles conjuntos que já vem com 6 unidades de cada. Mesmo que você more sozinho, não irá sujar só um.

Pratos

Esse não precisa de muita explicação, né? Afinal de contas Girls (and boys) Gotta Eat. Escolha designs fáceis de encontrar, caso você quebre e precise repor.

Copos

Ele podia se juntar ao item dos pratos, mas se você já quiser comprar tudo certinho, pode separar as categorias: copos do dia a dia, taças de vinho, xícaras e assim por diante...

Potes

Há quem não dê a devida importância a eles, mas não é a toa que sua mãe não gostava de emprestá-los. Nos potes você pode guardar literalmente qualquer coisa neles. Só cuide para não perder as tampas!

Comidas

Depois de escolher tudo, chegou a melhor hora: preparar sua comidinha. Independente da gastronomia que mais agrada seu paladar, alguns itens são essenciais e você vai precisar mais cedo ou mais tarde. Confira alguns:

Temperos

O sal é o mais tradicional de todos. Escolha a derivação que mais se adeque ao seu estilo. Mas também não esqueça dos outros temperos que podem dar um sabor especial ao seu prato, como pimenta, orégano, salsinha, cebolinha… Escolha os temperos que mais gosta e separe um espaço na sua nova cozinha.

Açúcar

Seja açúcar ou adoçante, em algum momento você vai precisar utilizá-lo. Para adoçar um café (ou uma caipirinha!), ou até mesmo fazer um bolo para a visita. Ele está aí para deixar sua vida mais doce, literalmente!

Óleo ou azeite

Para fritar qualquer coisa, seja doce ou salgada, é preciso de um desses itens. O azeite serve também para temperar muitos alimentos. Pode colocar na lista!

Manteiga ou margarina

Seja para passar no pão ou fazer um receita, ela está sempre lá. Escolha a sua e bom apetite!

Agora que você já sabe os itens básicos, a sugestão é testar um pouco a sua cozinha. Veja o que você usa com mais frequência e o que pode estar fazendo falta, assim as próximas compras você já sabe o que procurar.